Material para Improvisação – Create First

Olá, pessoal! Hoje vou apresentar um material de um compositor/autor que eu adoro e que, infelizmente, faleceu mês passado. É a série Create First de Forrest Kinney. Forrest Kinney tem diversos materiais que focam do desenvolvimento da criatividade dos alunos de piano, e seus materiais são maravilhosos! Essa série que vou abordar hoje foca na improvisação e é relativamente nova: o primeiro livro foi lançado em 2017, mas foi baseado em uma outra coleção mais antiga chamada Pattern Play. A série Create First tem quatro níveis e algumas diferenças para o Pattern Play são: ela inclui mais peças para iniciantes e cada nível tem dois livros: um de solos e um de duetos (o livro 1 também possui um livro para trio/grupo). Além disso, também há vídeos demonstrativos para todas as peças dos livros 1 e 2 (dueto e solo). O livro original Pattern Play (também disponível em PDF), segundo o autor, pode funcionar como o “livro do professor, e oferece um abordagem mais profunda para várias das peças em Create First.

Create First aborda conceitos/habilidades como escalas, acordes, e intervalos. Os livros de duetos foram criados para serem utilizados durante a aula. O professor é responsável por tocar o acompanhamento (“bottom”) que é dividido em duas partes contrastantes que irão se alternar e podem ser variadas pelo professor (“pattern,” e “vacation” ), e o aluno irá improvisar utilizando um grupo de notas sugerido, geralmente, na parte superior da página (“top” ). O aluno não precisa saber ler partitura, o professor pode apenas explicá-lo como executar sua parte. Na verdade, essa série pode ser usada já desde a primeira aula com alunos de qualquer idade! As primeiras peças utilizam apenas as teclas pretas e são executadas utilizando-se apenas um dedo em cada mão. Elas ficam gradualmente mais difíceis e utilizam técnicas e estilos variados. Os livros solos são dedicados a alunos que já sabem ler partitura e podem tocar as peças de mãos juntas. Elas incluem o acompanhamento (“pattern,” e “vacation”) e a parte C (“create”) que dá sugestões e maneiras de explorar a improvisação na mão direita. Caso o aluno consiga tocar de mãos juntas, mas ainda não saiba ler partitura, ele pode assistir os vídeos que contém explicações precisas de como executar a peça. É sugerido que o alunos sempre explore o dueto primeiro antes de se aventurar na parte solo. Aqui está uma breve abordagem do que é apresentado em cada livro:


Livro 1: musicalidade nas teclas pretas, escalas nas teclas brancas. Contém 29 peças.

Livro 2: intervalos nas teclas brancas e acordes nas teclas brancas. Contém 29 peças.

Livro 3: escalas e modos que incluem fá sustenido. Contém 27 peças.

Livro 4: este livro possui peças mais desafiadoras que os anteriores. Elas estão em tonalidades com um bemol, incluindo as tonalidades de Fá maior, Ré menor, Si-bemol Lídio e Sol Dório, além de outros modos. O livro solo contém 29 peças e o duo contém 31.


Os livros foram pensados de maneira a explorar e desenvolver gradativamente a habilidade de improvisação e as peças são prazeirosas e soam muito bem. O professor não precisa ser um expert em improvisação para utilizá-lo e poderá também desenvolver suas habilidades.


Recomendo muito esses livros, eles são ótimos para estimular a criatividade e ao mesmo tempo trabalhar elementos técnicos e teóricos. Nesse vídeo, o próprio Forrest Kinney fala sobre a obra: https://www.youtube.com/watch?v=7-mB2tnm4Vg&feature=youtu.be .

Cada volume custa entre $7.95 e $8.95 e pode ser baixado imediatamente. Os livros 1 e 2 também estão disponíveis em espanhol. Explore essa publicação no site: https://forrestkinney.com/improvising-1. Veja este vídeo para um exemplo: https://www.youtube.com/watch?v=gQ1zjCghP5k. Sugiro também a leitura deste artigo do autor: https://forrestkinney.com/improvising.

Por hoje, fico por aqui. Não deixe de conhecer essa coleção, vale MUITO a pena!

1 comentário em “Material para Improvisação – Create First”

  1. Pingback: Seis Dicas para Explorar a Improvisação desde as Primeiras Aulas - Pianolândia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *